Marquinhos Santos é o único técnico Bicampeão Estadual da temporada 2014

15 de abril de 2014  // 

Marquinhos Santos conquistou pelo Bahia o seu Bicampeonato Estadual. No ano passado ele foi campeão paranaense pelo Coritiba e agora conquista o Baiano pelo Tricolor de Salvador. Ele é o único técnico nesta temporada a vencer dois Estaduais consecutivamente. “Onde para muitos o campeonato estadual não tem o seu valor, mas apenas aqueles que não chegam na decisão acabam sabendo o significado de não estar na decisão. E aqueles que chegam e uma gratificação ter um título estadual. E o quanto é importante e o quanto é difícil chegar a uma decisão e não ser campeão. E para mim, com 34 anos, é muito gratificante. Pelo fato de ter conquistado na primeira oportunidade na carreira profissional de treinador com a equipe do Coritiba. E agora pelo Bahia conquistar um bicampeonato estadual. É significado de muito trabalho. Aquilo que a gente vem plantando e entendendo o que é necessário para o futebol brasileiro tem demonstrado que estamos no caminho certo para que possamos colher frutos maiores no futuro” comentou Marquinhos Santos que conquistou o título com 7 vitórias, 4 empates e uma única derrota em 12 jogos.

Marquinhos Santos assumiu o Bahia em janeiro e na sua primeira entrevista disse que a torcida deveria ter paciência pois para a Copa Nordeste não houve pré-temporada e o elenco estava sendo renovado. A partir do Estadual poderiam cobrar resultados. E foi exatamente isso que aconteceu. “Quando eu assumi o Bahia, tivemos nove dias de pré-temporada antes de iniciar a Copa do Nordeste. E isso, claro, foi um fator que complicou toda a campanha. Mas mesmo assim fizemos um bom campeonato. Chegamos na última rodada da Copa do Nordeste com chances de classificação. Somamos dez pontos, onde equipes classificadas em outra chave não alcançaram esse número de pontos. E ali me deu a certeza e confiança de que o trabalho estava sendo realizado de maneira correta. Dentro da priorização programada, a Copa do Nordeste era uma preparação para o Campeonato Baiano, onde o Bahia ao longo de dez anos havia conquistado apenas um título. Então se fazia necessário a conquista desse Campeonato Baiano. Até pela reformulação institucional que houve e pela mudança de filosofia, até mesmo de grupo, o qual teve no início da temporada. E o trabalho, o planejamento, a priorização executada, a união dos atletas com a diretoria fez com que o Bahia se tornasse forte. Nós tivemos apenas na primeira rodada no início do Baiano a derrota. E depois desse jogo as coisas foram se encaixando e nós buscamos esse título importante para o Bahia e para o seu torcedor” explicou Marquinhos Santos que está invicto há 12 jogos. São 11 partidas pelo Estadual e uma pela Copa do Brasil.

O jogo da volta pela Copa do Brasil contra o Villa Nova será nesta quinta feira. E no final de semana já começa o Campeonato Brasileiro. Não há tempo para comemoração. “Na verdade a minha comemoração, sendo o comandante desse grupo e dessa instituição, foi apenas no domingo. Porque desde ontem a cabeça está voltada para a equipe do Villa Nova e o pensamento na Copa do Brasil e na estreia no Campeonato Brasileiro no domingo frente ao Cruzeiro, atual campeão brasileiro e atual campeão mineiro. Então para quem tem o comando de uma instituição como é a do Bahia e de uma nação como é a sua torcida, não pode ter muito tempo para comemorar e sim para trabalhar. Esse é o meu pensamento para que possa fazer o Bahia um ano vencedor, sabendo das dificuldades e das adversidades que ainda tem. O Bahia pretende fazer um grande ano no Campeonato Brasileiro. Seguir a Copa do Brasil e para isso é muito empenho, muito trabalho e dedicação. E esperando que a diretoria nos trouxesse os reforços pedidos para que a equipe se torne cada vez mais forte. E que tenhamos um Campeonato Brasileiro seguro primeiramente, para que não ocorra como anos anteriores brigando para não cair até a última rodada. Que este ano tenhamos a capacidade e a competência e o trabalho para que possa levar o Bahia, primeiro num campeonato seguro, e depois sim, com o passar das rodadas, as vitórias e as conquistas para que o Bahia possa almejar algo importante dentro do Campeonato Brasileiro” finalizou Marquinhos Santos que no início do ano estabeleceu como meta terminar entre os 10 primeiros na principal competição do País.

O áudio da entrevista está a disposição dos jornalistas no site www.fellegger.com.br

Acaz Fellegger
Jornalista mtb 19.426 SP

Twitter: @felleggeragency
15/abril