Ituano tem a 4a melhor campanha do Paulista 2014

24 de março de 2014  // 

Com 28 pontos conquistados e 8 vitórias em 15 rodadas, o Ituano FC do gestor Juninho Paulista terminou a fase de classificação com a 4a melhor campanha entre os 20 clubes. Ainda tem a defesa menos vazada da competição. O goleiro Vagner que jogou as 15 partidas sofreu apenas 10 gols. E a dupla de zagueiros Alemão e Anderson Salles marcou 8 gols. Salles é o artilheiro da equipe com 6 gols e Alemão fez contra o Penapolense seu segundo gol no campeonato. A equipe do técnico Doriva tem outros predicados. Com um elenco de 26 atletas, 4 jogaram todas as partidas. O goleiro Vagner, o zagueiro Salles, o volante Paulinho e o meia Cristian. Para confirmar a consistência da equipe,  Doriva tem outros 4 atletas que jogaram 14 jogos. Ou seja, ficou fora de apenas um jogo durante a fase de classificação. São os laterais Dick e Dener, o capitão Josa e o atacante Rafael Silva. O próprio Doriva é um destaque positivo. Na próxima quinta feira, dia 27, ele completa um ano de comando ininterrupto no time principal do Ituano. Esta é a 3a vez que Doriva assume a equipe. Ele completou neste domingo sua 71a partida.

Há 8 anos o Ituano não mantinha o mesmo técnico durante toda a disputa do Campeonato Paulista. O último foi Leandro Campos em 2006 quando levou o Ituano a 9a posição na classificação geral. Desde quando assumiu a gestão do Ituano, Juninho Paulista sempre teve a filosofia da continuidade e manutenção do trabalho. Mazola Júnior em 2010 ficou 11 meses e saiu do comando do time faltando duas rodadas para o término da competição. Foi a estreia de Doriva como técnico que salvou naquela oportunidade o Ituano do rebaixamento. Agora ele coloca o Ituano na próxima fase após 6 anos. Em 2008 o Ituano disputou o título do Interior, mas terminou na 11a posição. Agora a situação é diferente! Na próxima quarta, o Ituano enfrenta o Botafogo em Ribeirão Preto. Vale vaga nas semifinais da competição. E ao vencedor, o título do Interior de 2014. Além de confirmar uma das vagas para o Brasileiro Série D.   “A classificação foi muito merecida. Todos os atletas se empenharam desde o primeiro jogo do campeonato. Foram eles que chegaram a esta condição por méritos. Virar jogos em que saiu perdendo, ir ao Morumbi e buscar a vitória e chegar na última rodada só dependendo de você é mérito dos atletas. Estou muito feliz que o trabalho tenha fluído bem. Espero
chegar mais o longe possível” afirmou o técnico Doriva. Chegando as semifinais, terá a 3a melhor campanha em 20 anos de participação no Campeonato Paulista. Superado apenas pelo 4o lugar de 1998 e pelo título de 2002.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

Miguel Schincariol
Fotografia

Twitter: @felleggeragency
24/março