Ituano abre Copa Paulista pensando no título

17 de julho de 2015  // 

Ituano e Primavera abrem a Copa Paulista neste sábado as 10hs no Novelli Júnior com transmissão da Rede Vida.  A competição reune 8 equipes da Série A1, 6 da A2 e 6 A3 e dá ao campeão uma vaga para a Copa do Brasil do ano que vem. O maior campeão é o Paulista de Jundiaí com 3 títulos. Ituano, São Bento, São Bernardo e Juventus já conquistaram uma vez o título. No ano passado o campeão foi o Santo André que neste ano abriu mão de participar. Atlético Sorocaba, Ferroviária, Noroeste e Bandeirante de Birigui são os outros campeões que não vão disputar neste ano.

A Copa Paulista já teve vários nomes. Em 1992 foi disputada uma competição para celebrar os 90 anos do Campeonato Paulista. A ideia foi embrionária para que os clubes do interior tivesse uma competição no segundo semestre. Voltou a ser disputada em 1999 para atender as equipes que não estão numa divisão do Campeonato Brasileiro. Os Campeonatos Paulistas nas 3 divisões são disputados em 3 meses. Mas muitos clubes desistem de disputar a Copa Paulista por ser deficitário. Mesmo não tendo se classificado para o Brasileiro de Série D. O Ituano disputa regularmente desde 2002 quando conquistou o título. Só não disputou no ano passado porque se classificou para a Série D e tentou o acesso para a Série C do Brasileiro.

O gestor Juninho Paulista manteve a mesma base que disputou o Campeonato Paulista. Perdeu Jackson Caucaia para o Vasco, Walfrido para o Criciuma e o lateral Peri para o CRB. Promoveu 6 atletas formados na base do Ituano e mantém o mesmo técnico há um ano. Tarcísio Pugliese assumiu o Ituano na Série D do ano passado. O Ituano está no grupo 3 ao lado do São Bento (A1), Capivariano (A1), Paulista (A2), Grêmio Barueri (A3) e Primavera (A3). O jogo de estreia contra o Primavera marca o reencontro de uma rivalidade da década de 80. Itu e Indaiatuba  são separadas por apenas 30 km de distância. As duas equipes marcaram boas disputas na 2a divisão de 1980 até 1985. Depois o Primavera caiu para a 3a e o Ituano subiu para a 1a em 1989 e nunca mais se enfrentaram.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

TWITTER: @felleggeragency
17/julho