Luiz Felipe Scolari vence a primeira no comando de Portugal contra o Brasil
29 de março de 2003 //
Com o resultado de 2 a 1 sobre a Seleção Brasileira, o técnico Luiz Felipe Scolari conseguiu na tarde deste sábado a primeira vitória no comando técnico da Seleção Portuguesa. Portugal não vencia o Brasil há 37 anos.
Este foi o 16o. confronto entre Brasil e Portugal. Das 15 partidas anteriores, Portugal só havia derrotado o Brasil duas vezes: 1 x 0, em Lisboa, em 1963, e 3 x 1, em Liverpool, na Copa do Mundo da Inglaterra, em 1966.
No amistoso desta tarde, na cidade do Porto, Portugal saiu na frente aos 8’do primeiro tempo, com Pauleta. O Brasil chegou ao empate com Ronaldinho Gaúcho, aos 19′ do segundo, cobrando pênalti. Buscando a renovação da equipe portuguesa, que tem como principal objetivo a conquista da Eurocopa 2004, Scolari promoveu a estréia do meia Deco, brasileiro recém-naturalizado, jogador do Porto. Foi Deco que marcou o gol da vitória, numa cobrança de falta, aos 31 minutos.
Scolari contou que usou a música “Uma Casa Portuguesa” para motivar os jogadores. O treinador brasileiro usava esse método de motivação na Seleção Brasileira. Há duas semanas, foi jantar com o cantor português Roberto Leal, de quem ganhou o CD de presente.
A Seleção Portuguesa permanece no Porto, onde treina domingo, segunda e terça-feira, quando embarca para Lausanne, na Suíça. Na quarta-feira, a equipe de Luiz Felipe Scolari faz um amistoso contra a Macedônia.
29.03.03