Roque Júnior foi apresentado como novo diretor executivo da Ferroviária de Araraquara

8 de junho de 2018  // 

O pentacampeão mundial Roque Júnior foi apresentado oficialmente na tarde desta sexta-feira como o novo diretor executivo de futebol da Ferroviária de Araraquara. O clube, fundado em 1950, disputa a elite do futebol paulista há três anos.  Ele chega para dar continuidade no processo de reestruturação do clube. “Eu já conhecia um pouco da organização que a Ferroviária vinha nesses últimos anos. Depois de ter passado um tempo na Série A2 agora tem uma sequência de disputas na Série A1 do Paulista e vem se reorganizando. Então esse processo de renovação, o projeto de longo prazo que tem a Ferroviária, e as pessoas que estão aqui me fez pensar na possibilidade de vir trabalhar. Por isso e também por ser um novo desafio na carreira, que vai me trazer com certeza mais conhecimento. Uma outra experiência que vai fazer com que eu cresça também naquilo que eu quero e gosto de trabalhar que é o futebol” disse o novo diretor.

Esta é a sua terceira experiência na direção de um clube. Roque Júnior foi o idealizador do projeto Primeira Camisa, em São José dos Campos, onde foi gestor por cinco anos. Ele também assumiu a função no Paraná Clube, em 2014. “Isso me ajudou, claro. Quando eu parei de jogar e já tinha o Primeira Camisa, a ideia no início era seguir nessa área de gestão, justamente pelo clube. Por entender o potencial que tem o Brasil e por tentar fazer alguma coisa mais organizada. Até pela experiência, claro que como jogador na Europa, mas que me trouxe uma visão diferente do futebol brasileiro. Aquilo me incentivou a iniciar o Primeira Camisa, que foi bom e um grande aprendizado durante um bom tempo. Depois tive a possibilidade de trabalhar também no Paraná Clube como diretor de futebol. Então essas duas vivências na prática me ajudaram muito naquele momento de entender até mais o futebol brasileiro. Fiz cursos não só de gestão, mas de outras áreas também envolvendo futebol. Entendo que é importante conhecer todas as áreas e ter experiência também porque isso te ajuda. E quanto mais entender das outras áreas, melhor será. Então me sinto preparado para isso e estou feliz”, declarou Roque Júnior, que também acumula experiência como treinador de futebol. Ele foi técnico do XV de Piracicaba em 2015 e dirigiu o Ituano em 2017, tendo conquistado o Troféu do Interior pelo clube.

Roque Júnior assinou um contrato de dois anos com a Ferroviária. Nesse período o novo diretor planeja alcançar grandes metas. “Meu trabalho é mais um que vem para agregar nesse crescimento da Ferroviária. O clube tem objetivos. Claro que é novamente disputar o Brasileiro da Série D, que a médio/longo prazo é estar no cenário nacional do futebol brasileiro. E quando me refiro a isso é estar pelo menos na Série B. Então para isso a gente precisa voltar a disputar a Série D a curto prazo. E manter-se na divisão da Série A do Campeonato Paulista conseguindo através dos anos sempre a melhor posição. Classificando na competição, pois nos últimos três anos a Ferroviária não conseguiu se classificar para a segunda fase. Então esse é um objetivo. Manter o clube na primeira divisão paulista e conseguir mais um degrau que é disputar as finais do campeonato”, conclui Roque Júnior.

Wallace Quaresma
Jornalista Mtb 57.931 S.P.
Agência Fellegger
Twitter: @felleggeragency
08/junho