Roque Júnior e Juninho explicam a vitória heróica no Canindé

8 de abril de 2010  // 

Quando os jogadores chegaram ao vestiário do Canindé, no intervalo do jogo contra a Portuguesa, ficaram sabendo dos outros resultados da rodada do Campeonato Paulista. Com a derrota de 2 a 0, o Ituano estava rebaixado para a temporada 2011. Os pentacampeões reagiram. Juninho Paulista, capitão e administrador explica a cobrança. “Nós já tínhamos feito um primeiro tempo bom. Um time que precisaria no mínimo empatar, chega dentro de campo, em um jogo com esta importância e com dois minutos toma um gol de cabeça, em uma bola parada. Isso deixa a gente nervoso. Mais uma falta e mais um gol. Então o papo no intervalo não foi agradável. Acho que foi uma discussão, realmente uma conversa árdua que nós tivemos e a turma acordou para o segundo tempo e fez o que a gente deveria ter feito desde o começo”. Na volta do intervalo, Juninho diminiu aos 3 minutos. Lincoln empatou aos 34 e o zagueiro Roque Júnior virou aos 40 minutos.

Roque Júnior explicou a cobrança no vestiário. “São experiências que eu mesmo já tive e tentei passar um pouco disso. Eu tenho 33 anos e se olhar minha carreira foi sempre de muita luta e passar para estes garotos que nada você consegue sem luta. Ninguém vai entrar em campo e achar que vai ganhar por ganhar. Se não tiver luta você não consegue. Então eu tentei mostrar um pouco para eles o que eu já tinha de experiência e hoje eles já têm um exemplo do que é luta dentro de campo”. O contrato de Roque Júnior com o Ituano era só para a disputa do Campeonato Paulista. E Juninho Paulista anunciou o fim da carreira após 18 anos. A partir de agora, será exclusivamente o administrador do Ituano.

Ambos foram campeões do Mundo em 2002 na Coréia Japão e fizeram carreira vitoriosa na Europa. Mas reconhecem a forte emoção que viveram no Canindé. “Primeiro pelas circunstâncias que estávamos no campeonato, a seis rodadas do final com 19 pontos. Eu jamais poderia imaginar que estaríamos brigando contra o rebaixamento na última rodada. Nós fomos perdendo os jogos, as coisas foram se complicando e a tensão aumenta. Eu acho que foi uma das maiores emoções que vivi em minha carreira” contou Juninho. Roque Júnior também valorizou a vitória. “Não só a virada em si, mas a permanência do Ituano na primeira divisão. Então eu acho, que até mais que os outros jogadores, não queria ter na minha carreira uma situação de rebaixamento para segunda divisão. Mais do que isso também pensando no próprio Juninho que começou como gestor. É o primeiro ano e pelo menos ele consegue manter o time na primeira divisão. Eu acho que podia buscar muito mais, mas no fim era importante ganhar aqui para ele começar bem como gestor. Eu entendo a parte dele. Então, eu acho que além da carreira que nós dois tivemos, que são vitoriosas, e ele fechando um ciclo hoje também, com uma vitória em um jogo importante, fazendo gol. Eu acho que são várias coisas que determinaram esta vitória e que hoje trás uma felicidade até diferente daquelas que eu já tive. Sempre brigando por títulos e hoje ganhamos um titulo para permanecer na primeira, mas um título também como profissional fora de campo que estou tendo no Primeira Camisa e o Juninho no Ituano, que é muito importante. Ele vai poder manter o time na primeira e ter uma estrutura melhor do que teve este ano”. Roque Júnior também é administrador do FC Primeira Camisa, equipe de São José dos Campos fundada há 3 anos.

O áudio das duas entrevistas estão a disposição no site www.fellegger.com.br

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426
08/abril