Retornar ao clubes é uma característica da carreira do técnico Scolari

16 de outubro de 2020  // 

O técnico Luiz Felipe Scolari definiu seu retorno ao comando do Cruzeiro após reunião com o presidente Sérgio Santos Rodrigues, diretoria e seu agente Jorge Machado em Porto Alegre. Em 38 anos de carreira, Scolari retornou diversas vezes ao mesmo local de trabalho, inclusive em outros Países. Ele trabalhou no Al Shabab  da Arábia Saudita em 84/85, e retornou ao País em 1991 para dirigir o Al Ahli. No Kuwait ele trabalhou no Al Qadsia em 89/89 e retornou ao clube em 1992, além de ter trabalhado na própria seleção do Kuwait. No Grêmio, Scolari trabalhou em 1987, retornou em 1993/96 e em 2014/15. No Palmeiras trabalhou em 1997/00, retornou em 2010/12 e em 2018. E na própria seleção brasileira trabalhou em 2001/02 e depois em 2013/14. “Eu sempre volto aos clubes onde trabalhei porque nos tratamos com muito respeito. Nunca tivemos problemas de relacionamento com as pessoas do clube, e por isso retornei ao Grêmio, Palmeiras, na seleção e até no Juventude onde joguei e depois retornei para ser técnico.  Sempre houve respeito, amizade e carinho” explicou Scolari.

Esta será a segunda vez que o técnico Scolari vai trabalhar em jogos da 2a divisão do Campeonato Brasileiro. Em 1991 ele assumiu o Criciúma após um mês de competição. Embora não tenha conseguido se classificar, o formato da competição era de grupos, simultaneamente o Criciúma disputou a Copa do Brasil. E o técnico Scolari conquistou o título invicto. Em 9 jogos, venceu 5 partidas e empatou 3. Para Scolari, assumir o Cruzeiro não é o maior desafio de sua carreira. “Quando eu estava no Cruzeiro em 2001, aconteceram algumas recusas para assumir a seleção brasileira naquele momento. Estava numa situação ruim nas eliminatórias. Faltavam 6 jogos para disputar e poderia ficar fora da Copa. Quando recebemos o convite, examinamos a situação, pensamos nas possibilidades e assumimos o risco. Fizemos um trabalho não só para aquele ano, mas também para 2002. Como é agora o caso do Cruzeiro. Monta-se um projeto com objetivos definidos, assumimos e em 2001 deu certo. É o que vai acontecer agora no Cruzeiro” justificou Scolari lembrando do momento que assumiu a seleção na primeira vez.

O Cruzeiro está em 19o com 12 pontos na classificação da Série B. A estreia do técnico Scolari acontecerá na próxima terça, contra o Operário em Ponta Grossa. Jogo da 17a rodada da competição. Faltarão 22 rodadas para terminar a competição. Será um grande desafio para buscar o acesso para a Série A na próxima temporada. “O Cruzeiro é grande. Nós vimos um plano de construção de um novo Cruzeiro. Vamos estar trabalhando juntos para que este plano de construção estabelecido pela direção seja seguido. O Cruzeiro está neste momento na Série B, mas não ficará na Série B. O Cruzeiro é grande. Apenas o momento atual é diferente e vamos trabalhar para mudar” afirmou Scolari que também destacou a posição da diretoria do Cruzeiro. “Tenho que valorizar muito a iniciativa do presidente e da diretoria em tomar o avião em Belo Horizonte e vir para Porto Alegre e mostrar tudo aquilo que o Cruzeiro pretende para agora e para os próximos anos. Foi uma reunião de até 5 horas. Não é uma situação que costuma acontecer. Pudemos conversar bastante. O Cruzeiro está na B, mas não podemos esquecer que o Marcelo Bielsa que sempre trabalhou em grandes clubes e na seleção, assumiu o Leeds na segunda divisão inglesa e depois de dois anos voltou a 1a divisão e hoje faz um grande campeonato. O próprio Deschamps pegou a Juventus na 2a divisão e levou a 1a divisão italiana e fez um grande trabalho. São clubes que passam por esta situação e depois retornam porque são grandes. Com um projeto bem apresentado e um trabalho bem organizado voltam. Por isso eu tenho prazer em voltar a trabalhar no Cruzeiro”.

OBS: Tem áudio a disposição.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

16/outubro