Marquinhos Santos será apresentado nesta sexta como técnico do Bahia para 2014
13 de dezembro de 2013 //
Marquinhos Santos será apresentado na tarde desta sexta feira como técnico do EC Bahia para a temporada 2014. Desde que saiu do Coritiba onde permaneceu por um ano, Marquinhos Santos foi procurado por alguns clubes, inclusive do Oriente Médio. Mas preferiu optar pelo Tricolor Baiano. “Fiz esta escolha pela grandeza da história do Bahia, duas vezes campeão brasileiro. E dona de uma das mais apaixonadas torcidas que comparece sempre em grande número na Fonte Nova e onde joga. Pois tem torcedores em quase todo o País. O outro motivo é a atual direção do clube. Conversei com o William e me apresentou um projeto convincente, e a altura da história do Bahia. Estou feliz em vir para éste clube” afirmou Marquinhos Santos antes de embarcar de Curitiba para Salvador.
Marquinhos Santos começou na base do Santos, onde se profissionalizou em 1996. Jogou com os técnicos Manuel Maria e Ernesto Marques. Ainda com idade de júniores foi para o Paraná. No futebol paranaense rodou por alguns clubes do interior até que encerrou a carreira e ingressou na Faculdade de Educação Física da Universidade Campos de Andrade de Curitiba. Depois fez especialização de treinamento esportivo na Universidade Gama Filho. Em 2004, com apenas 25 anos, assumiu o sub 15 do Atlético Paranaense. Trabalhou no sub 17 e sub 20 até 2009. Foi vice campeão da Taça São Paulo contra o Corinthians. Recebeu o convite da diretoria do Coritiba e assumiu o sub 20 da equipe e conquistou o título Paranaense da categoria.
Em 2010 levou o Coritiba ao título da Taça BH da categoria numa final contra o Atlético Paranaense. Novamente chamou atenção pelo trabalho realizado e recebeu o convite do técnico Ney Franco e foi trabalhar na base da seleção brasileira. Assumiu o sub 15 em 2011 e conquistou dois títulos. Foi campeão da Copa América realizada na Venezuela e conquistou o Campeonato Sulamericano da categoria. Sem competição na categoria no ano passado, recebeu o convite para retornar ao Coritiba, mas desta vez para comandar o profissional no Campeonato Brasileiro. Assumiu o time na 23ª rodada com 2 pontos da zona de rebaixamento e terminou o campeonato em 13º lugar. Em 2013 conquistou o título do Campeonato Paranaense. No 1o turno do Campeonato Brasileiro Série A levou o Coritiba a liderança da competição permanecendo grande parte deste turno entre os 8 melhores da competição. Depois com as inúmeras lesões, houve momento que havia 11 atletas no departamento médico, a equipe caiu de produção e o presidente do clube preferiu sua saída.
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
@felleggeragency
13/dezembro