Ituano vai disputar seu 20o Campeonato Paulista A1

14 de janeiro de 2014  // 

O Ituano FC completará no final deste ano 25 anos que subiu pela primeira vez a 1a divisão de São Paulo. O acesso foi conquistado em 1989 quando derrotou a Ponte Preta no Novelli Júnior por 2×0. O público de 8.135 torcedores presentes viram Amaral e Romeu marcarem os dois gols que deram o título e o acesso para a 1a divisão de São Paulo.  Na estreia do Campeonato Paulista 2014 o Ituano vai enfrentar justamente a Ponte Preta. O jogo está marcado para o Moisés Lucarelli em Campinas no próximo domingo às 19hs30 com transmissão do Sportv.  Será a 20a participação do Ituano na Série A1 pois o time caiu duas vezes. E desde 2002 a equipe está na 1a divisão. São 13 anos, tempo que faz do Ituano a equipe do interior com mais tempo na divisão de elite de São Paulo. Uma explicação se faz necessário. Em 2002 a Ponte Preta e o Paulista (Etti Jundiaí) optaram por disputar o Torneio Rio-São Paulo e não jogaram o Estadual que foi vencido pelo próprio Ituano.

Sob administração do Juninho Paulista desde junho de 2009, o Ituano tem como principal objetivo conseguir uma das duas vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro. O elenco tem 26 atletas sendo 14 remanescentes da temporada passada. Destes, são 6 pratas da casa: os goleiros Diego e Ricardo, zagueiro Leo, volante Ewerton, meia Clayson e o atacante Marcão.  O zagueiro e capitão Anderson Salles é o atleta mais antigo deste atual elenco. Contratado para o Paulista de 2010 ele completará sua 100a partida com a camisa do Ituano na estreia do Paulista. Os outros atletas que permaceram são: goleiro Vagner, lateral direito Alex, lateral esquerdo Esquerdinha, zagueiro Airton, volante Paulinho e os atacantes Rafael Silva e Elvis.

Foram contratados 12 reforços. O lateral direito Dick (Caxias/RS), lateral esquerdo (Caxias/RS); zagueiro Luizão (Anapolina), Alemão (Cuiabá), os volantes Josa (Cuiabá) e Gercimar (Rio Branco/SP), os meias Marcinho (Red Bull), Cristian (Trexe) e Jackson Caucaia (Fortaleza), e os atacantes Jean Carlos (Figueirense), Tulio Renan (Treze) e Claudinho (Araripina/PE). O elenco está sob o comando do técnico Doriva que pela primeira vez vai iniciar o Paulista como técnico da equipe. Ele veio para o Ituano junto com o Juninho Paulista e assumiu a equipe 3 vezes. No ano passado comandou o Ituano na Copa Paulista e levou a equipe até as 4as de final. Nesta fase de pre temporada o Ituano realizou 5 jogos treinos no Novelli Júnior. Confira os resultados:

ITUANO 2×0 São Bento, gols de Marcão e Elvis
ITUANO 0x0 Capivariano
ITUANO 0x0 Guarani de Divinópolis/MG
ITUANO 2×0 Resende/RJ, gols de Anderson Salles e Cristian
ITUANO 3×2 Rio Branco/SP, gols de Elvis, Airton e Marcão

Mais detalhes e informações no site www.ituanofc.com

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
14/janeiro