Daniel Alves busca seu terceiro título Mundial de Clubes

15 de dezembro de 2015  // 

O Barcelona já está em Tóquio para a disputa do Mundial de Clubes. Esta é a terceira vez que o lateral Daniel Alves vai disputar a competição. “Vai ser uma ocasião super especial. Novamente viver essa experiência é sempre algo incrível. Até mesmo pela dificuldade que é você disputar um Mundial de Clubes. Pela terceira vez mais ainda. Porque é sinal de que para conseguir chegar aqui tem que ter ganho a Champions. Então essa é a dificuldade de poder jogar essa competição continuamente. Acho que isso é apenas coisas que as pessoas inventam, dizendo que os europeus não dão tanta importância. Acredito que sim, eles dão importância. Afinal, é um título a mais que está sendo disputado. E volto a insistir. Acho que dão muito mais importância do que as pessoas pensam. Porque para poder competir nesse Mundial é preciso ganhar a Champions. Se fosse fácil, muitos grandes clubes europeus teriam em suas salas de troféus muitos títulos e isso não é assim. Então, a gente vem aqui com a expectativa de poder fazer uma grande competição e consequência disso estar na final e tentar mais uma vez cumprir com esse objetivo” comentou Daniel Alves que conquistou os títulos em 2009 e 2011. Em 2009 disputaram em Dubai nos Emirados Árabes. Venceram na semifinal o Atlante/MEX por 3×1 e o Estudiantes na final por 2×1 com uma assistência de Daniel Alves. Em 2011 o Mundial foi disputado em Yokohama no Japão. Na semifinal venceram Al Sadd do Catar por 4×0 e na final o Santos por 4×0 com duas assistências de Daniel Alves.

Os dois títulos foram conquistados no atual sistema da FIFA para a disputa do Mundial com a participação de clubes de todos os continentes. Mesmo assim, Daniel Alves observa diferenças entre as competições. “Acho que não dá para comparar com nenhum outro já disputado. Até mesmo porque são circunstâncias diferentes e tem alguns jogadores diferentes também. Então, em cada final e cada competição, tem que ser vivenciada de uma forma nova e de uma forma diferente. Até mesmo porque, tens que enfrentar equipes diferentes de continentes diferentes. Tem que estar atento a tudo isso para voltar para casa com o objetivo cumprido. E para isso vai exigir muito da nossa parte, muito da nossa equipe e dos nossos jogadores. Mas acredito que não pode se comparar nenhum Mundial não. Cada um tem o seu grau de ser especial e esse sem dúvida nenhuma vai ser mais um especial que a gente vai ter que trabalhar muito se quisermos conquistá-lo” analisou Daniel Alves.

A imprensa tem dado amplo favoritismo ao Barcelona como também nos outros dois Mundiais que conquistou. Para Daniel Alves é um fato absolutamente normal. “Isso é normal. Pelo fato de que o Barcelona é o representante europeu na competição. É normal que as pessoas coloquem como favorito também pelas grandes estrelas que tem no seu plantel. Mas acredito que favorito ou não, tem que ser demonstrado dentro de campo. Tem que ser demonstrado através do respeito que tem que ter com os adversários. O futebol hoje em dia está muito equilibrado. Qualquer jogo tem que trabalhar muito para poder superar o seu adversário. Então, acho que se alguém tem que ser favorito ou se alguém quer ser o favorito, isso tem que ser demonstrado dentro das quatro linhas. Eu só espero que a nossa equipe esteja à altura das circunstâncias. Por ser uma competição muito difícil de jogar e muito complicado de se estar participando, a gente já não pode desperdiçar esta oportunidade que estamos tendo de voltar aqui e poder disputar um Mundial. Então temos que estar muito atento, tem que se preparar bem para todos os jogos. E tentar superar a semifinal e consequência disso voltar a disfrutar de uma grande final. Mas volto a insistir. Primeiro é um jogo prévio, onde a gente tem que estar com a concentração e o foco máximo nesse objetivo” disse Daniel Alves.

Já nesta quarta no treino no estádio de Yokohama, as duas equipes devem se encontrar. E o lateral Daniel Alves vai reencontrar o seu técnico na seleção brasileira Luiz Felipe Scolari. “Reencontrar o Felipão vai ser uma verdadeira honra. Uma pessoa que eu gosto muito. Sobretudo no pessoal. Como me trata e como trata as pessoas. Uma pessoa digna de admiração. Um verdadeiro paizão. É pai, é avô, chamem como quiser. Tenho um grande espeito por ele e independente de qualquer coisa jamais irá mudar. Mas nessa ocasião cada um vai tratar de defender as suas cores e o seu clube. Espero que seja um reencontro de muito respeito” afirmou Daniel Alves. Desde a disputa do 3º lugar na Copa do Mundo do ano passado ambos não se encontraram mais.

 

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

15/dezembro