Alex e André Santos falam do clássico contra o Besiktas

17 de setembro de 2010  // 

Neste domingo, Fenerbahçe e Besiktas fazem o clássico pela 5ª rodada do Campeonato Turco, no estádio Saraçoglu. O time de Alex e André Santos está na 5ª colocação com 6 pontos. O Besiktas dos atacantes Márcio Nobre e Bobo é o 4º colocado com três a mais. O meia Alex sabe da importância deste jogo para o time encostar na classificação e brigar pelo título. “É importantíssimo em todos os sentidos. Primeiro porque é um adversário direto e um dos candidatos ao título, depois pela rivalidade histórica que tem em cima desta partida. Por último, por jogarmos dentro do nosso estádio. Precisamos ter uma porcentagem grande de pontuação. No ano passado sentimos na pele e não ganhamos o campeonato devido aos pontos que perdemos principalmente jogando em casa. São fatores importantes que podemos somar tendo um bom resultado e sabendo também que se acontecer um revés todos veem de forma negativa. É um jogo de suma importância contra um adversário tradicional, forte e que vive um momento melhor que o nosso. Nós temos que fazer prevalecer este fator de estar jogando diante do nosso torcedor e tentar os 90 minutos sermos melhores que o Besiktas. Agora, independente do que aconteça dentro do jogo, é que a gente consiga os três pontos. Neste momento vivemos um período de instabilidade e o mais importante é pontuar”, falou Alex que já participou de 17 clássicos contra o Besiktas. O meia marcou 9 gols e fez 5 assistências.

Seu companheiro de equipe André Santos, também destacou a dificuldade de enfrentar este adversário. “O Beskitas é um time que investiu bastante. É um dos candidatos fortes ao título, mas acho que a nossa equipe também briga por ser um dos maiores da Turquia. Queremos ganhar o título, até porque ano passado deixamos escapar por pouco. Sabemos que será um clássico e quem errar menos pode ganhar o jogo, mas por ter o fator de jogarmos em casa isso nos leva bastante forte. Sabemos também que o Besiktas tem um excelente grupo, mas temos totais condições de ganhar no domingo”, acrescentou o lateral que em sua 2ª temporada no time jogou 53 partidas, marcou 13 gols e fez 5 assistências.

Neste meio da semana o Besiktas entrou em campo pela Liga Europa, diferente do Fenerbahce que pode se preparar especialmente para este clássico. “Tivemos uma semana intensa, cheia de trabalho. Foi excelente e muito proveitosa para o nosso grupo. A gente sempre treina bastante visando o jogo de domingo. É claro, sabemos que o Besiktas teve um jogo muito importante e difícil na Liga Europa, mas acho que são fatores diferentes. Nós treinamos e descansamos para o jogo e eles vêm de uma partida muito difícil e desgastante. Às vezes isso favorece, até porque você cria mais ritmo de jogo na semana. Eu tenho certeza que a nossa equipe vai estar bem preparada para enfrentar um grande clássico diante do nosso torcedor. Isso é o mais importante”, analisou André Santos.

Na opinião do meia Alex, o Fenerbahce leva uma vantagem por não ter participado de nenhum compromisso durante a semana. “Teoricamente sim. Nós vamos mais inteiro do que eles. Sabemos que em clássico a motivação vai lá em cima, tem o fator motivação, mas tem que fazer valer na prática esta teoria. Acompanhamos ontem, eles tiveram um jogo difícil, bem disputado, em um campo pesado. Então fazendo as coisas bem feitas dentro de campo pode na prática virar uma vantagem valorosa para o nosso time”, finalizou o capitão Alex.

Acaz Fellegger (reportagem);
Bruno Beverari (texto)