Velloso e César Sampaio abrem a Copa Federação

17 de julho de 2008  // 

A Copa Federação começa neste sábado, com 32 equipes das 3 divisões do futebol paulista. Na 1a fase foram formados 4 grupos de 8 equipes cada, classificando as 4 melhores para a próxima fase. Um dos jogos da rodada inaugural marca o confronto entre os amigos Velloso e César Sampaio, embora em funções diferentes. Velloso é o técnico da Catanduvense, e César Sampaio o diretor do Rio Claro. “É legal reencontra-lo. O Sampaio é um grande amigo”, fala com sorriso o ex-goleiro Velloso. O ex-volante César Sampaio definiu igual. “Ele é um grande amigo. Junto com o Paulinho McLaren, o Velloso faz parte da nova safra de treinadores. Além da parte prática, foram buscar conhecimento teórico e se preparar para a nova função”. Ambos jogaram no Palmeiras na década de 90.

Velloso esteve com o técnico Luiz Felipe Scolari na preparação sa seleção portuguesa para o Euro 2008 na Suiça. Ele iniciou a carreira no ano passado, após realizar cursos de treinador e estágios. Dirigiu o Cene do Mato Grosso do Sul e neste ano o América na A 2. César Sampaio foi mais longe. Fez o curso de Gestão Esportiva na Universidade São Marcos. Seu primeiro trabalho como gestor foi no ano passado, ao assumir o Pelotas na 2a divisão do futebol gaucho. Neste ano Sampaio assumiu o Rio Claro durante o Campeonato Paulista, e agora começa a colocar em prática seus conhecimentos. “Fizemos um planejamento para a disputa da A 2 em 2009. Por isso montamos uma equipe totalmente nova. Ficaram apenas o goleiro reserva e um zagueiro. O elenco tem 70% formado na base. A média de idade é de 21 anos”, explicou Sampaio.

No Catanduvense, a situação é parecida. “Montamos um novo elenco. Só ficaram um zagueiro e um lateral. Contratamos a maioria, alguns indicados por mim, e outros indicados pela diretoria. Da base, vieram 4 atletas”, comentou Velloso. Catanduvense e Rio Claro jogam sábado, às 19 horas, em Catanduva. Ambos estão no grupo 2, ao lado do Botafogo, Comercial, Ferroviária, Francana, Taquaritinga e Oeste. Todas as equipes que já disputaram a 1o divisão de São Paulo. “Nosso principal objetivo é preparar a equipe para A 2 no ano que vem. Mas acho que poderemos ir longe”, falou Velloso. “Nosso objetivo é para 2009. Se ganharmos esta competição, será uma surpresa”, reconhece Sampaio que deixa uma mensagem. “Temos que fazer o esporte pelo esporte. Quero após o jogo cumprimentar o Velloso, independente do resultado”.

Acaz Fellegger
Jornalista
19/jul