Seleção Portuguesa é finalista da Eurocopa e Scolari anuncia renovação do contrato até a Copa do Mundo de 2006

30 de junho de 2004  // 

Com a vitória por 2 a 1 sobre a Holanda, Portugal chega à primeira final de Eurocopa. Após a partida, o técnico Luiz Felipe Scolari anunciou sua permanência no comando da equipe portuguesa até a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006.

Esta é a primeira vez que um técnico estrangeiro leva uma seleção à final da Eurocopa. Na história do futebol português, a seleção nacional chegou a duas semifinais: na Copa do Mundo de 66 e na Eurocopa de 2000.

Desde fevereiro de 2003 na Seleção Portuguesa, Luiz Felipe Scolari chega a 22 partidas – 17 amistosos e 5 partidas da Eurocopa – são 12 vitórias, 6 empates e 4 derrotas. O ataque marcou 43 gols (média de 1,95 gols por partida) e a defesa sofreu 19 (média de 0,86 gol por partida).

Na entrevista coletiva após a partida, Luiz Felipe Scolari falou sobre:

– Portugal campeão do Mundial de Juniores em 91, com Figo e Rui Costa, em 30 de junho
– 2 anos da conquista do Pentacampeonato Mundial da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Japão e Coréia, também dia 30 de junho: “quem sabe esse dia seja mágico”
– a perda do título do Mundial Inteclubes em Tóquio, em 95, quando dirigia o Grêmio, para o Ajax, da Holanda: “tenho uma dupla satisfação em vencer a Holanda já que metade destes jogadores ganhou de mim e hoje eu ganhei”
– elogios ao grupo de jogadores portugueses: “são amigos, se respeitam e têm personalidade”
– análise do jogo: “jogo eletrizante, bonito, podíamos ter decidido mais cedo, mas parece que para mim as coisas são mais difíceis”
– diferença de chegar a uma final inédita com Portugal e a conquista do penta com o Brasil: “o Brasil já tinha sido campeão quatro vezes antes da minha participação. Portugal nunca havia chegado à final antes do nosso trabalho aqui”; “em termos de emoção, nunca vou esquecer a conquista da Copa do Mundo com o Brasil, mas a emoção de chegar à final com Portugal é mais forte”

A entrevista coletiva está à disposição dos jornalistas na fellegger Assessoria de Imprensa.

30.06.04