Scolari estréia na Liga dos Campeões

15 de setembro de 2008  // 

O Chelsea do técnico Luiz Felipe Scolari, e do meia Deco, estréia amanhã(16) na Liga dos Campeões, contra a equipe do Bordeaux, da França, em partida válida pela 1ª rodada, da fase de grupos. Scolari que participa pela primeira vez da competição européia, faz uma comparação a Libertadores, onde já atuou em cinco edições somando 58 jogos, e conquistando 2 títulos. Em 95 pelo Grêmio, e 99 pelo Palmeiras. “É uma competição idêntica a Libertadores, e com muitas equipes de qualidade. Com uma potencialidade de clubes maior que a competição sulamericana, e com maiores dificuldades para chegar a final”.

O técnico também enfatizou a diversidade das equipes que brigam pelo título na Liga dos Campeões, sendo muito diferente da Copa Libertadores. “Sim, aqui nós temos sete ou oito países com equipes de grandes chances de chegar à final. Na Libertadores, nós temos dois à três países no máximo quem chegam nas finais. E aqui na Europa não, já tem mais dificuldades das equipes. Não tem um ou dois países que são grandes vencedores, e sim, uma diversidade que ganham a Copa dos Campeões”.

O Chelsea vai estrear em casa, no estádio Stamford Bridge, em Londres. Mas para Luiz Felipe o fator “casa” não influência muito, ao contrário da Copa Libertadores. “Pelo que falamos a pouco na reunião na Uefa, só pesa depois dessa primeira fase. Porque nós jogos eliminatórios, uma equipe que joga a primeira fora, e o segundo em casa. O time pode jogar 120 minutos, e tem a pressão de não sofrer gols. Em princípio pela equivalência das equipes não influência muito não”.

O árbitro escalado para o jogo de amanhã, é o Pieter Vink, da Holanda. O técnico brasileiro acredita que não existe diferença da arbitragem na Liga dos Campeões, para competição sulamericana . “A arbitragem é normal e de boa qualidade no mundo todo. Alguns países com uma linha diferente na hora de apitar os jogos, permitem algumas coisas mais no contato com os jogadores, outros não. Mas a arbitragem eu acho muito idêntica e com boa qualidade.

Em outra partida, o Barcelona do lateral Daniel Alves, pega o Sporting, de Portugal. A partida será realizada na Espanha, no estádio Camp Nou. “É sempre importante começar em casa diante da nossa torcida. E começar com o pé direito é sempre positivo. Esperamos ter um bom início na competição e conquistar nosso objetivo que é estar em Roma”, comentou o lateral brasileiro. Daniel Alves já participou uma vez da Liga dos Campeões, pelo Sevilla, jogou 8 partidas, fez 1 gol e 2 assistências. O adversário de amanhã já é conhecido pelo lateral, que enfrentou em 2006. “É um time que já tive a felicidade de enfrentar quando jogava pelo Sevilla, no torneio de pré-temporada. É uma equipe que toca bem a bola, e que conseguiu uma mistura dos brasileiros com os portugueses, fazer um time bem competitivo, e com jogadores de muita qualidade.

15/setembro