Flamengo conquista o Tricampeonato Brasileiro de Showbol

10 de junho de 2012  // 

O Flamengo repetiu contra o Santos na final o que havia feito na semifinal contra o São Paulo. Começou o jogo com muita velocidade e finalizando muito. Em 6 minutos já estava 3×0 com gols de Djalminha experimentando de longe, Cleisson e Fábio Baiano. “Nós conversamos antes da partida e falamos que tínhamos que fazer a mesma que fizemos no sábado. Por isso nós colocamos nosso ritmo desde o início”confirmou o capitão Djalminha. O Santos diminuiu com Demétrius mas o ritmo do Flamengo era forte. Com gols de Cleisson, Djalminha e dois de Piá, o Flamengo virou o primeiro tempo vencendo por 7×2. Paulo Rink fez o segundo de pênalti. “Erramos muito no início e ainda começamos muito devagar no jogo. Por isso o Flamengo abriu esta diferença” justificou o artilheiro do Santos, Eduardo Marques.

O segundo tempo foi mais equilibrado. O Santos entrou no jogo e o Flamengo administrou a diferença. Paulo Rink diminuiu para 4×7, sendo o segundo gol típico de showbol. Ele chutou na tabela na saída do goleiro e a bola enganou Robertinho. Emerson ampliou para o Flamengo e Djalminha que havia perdido um pênalti, ele bateu com cavadinha, fez 9×4. E a diferença praticamente foi mantida. Eduardo Marques, Paulo Rink e Demétrius marcaram para o Santos. O Flamengo ampliou com dois gols de Marquinhos, um de Maurinho e mais dois de Fábio Baiano que fechou o placar. Quando o herói da conquista do título Brasileiro de 2009 fez 14×7 faltando dois minutos, os torcedores que lotaram o ginásio de maricá já gritavam: “É Tricampeão”.

O Flamengo conquistou seu terceiro título Brasileiro em campeonatos disputados. Venceu em 2009, 2010 e agora em 2012. A hegemonia é tão grande que em 24 jogos no total pelos Brasileiros, o Flamengo venceu 18 jogos e perdeu apenas dois. Tem o melhor ataque com 235 gols marcados. “O Flamengo não é imbatível. Existem boas equipes no showbol. Temos entrado com muita vontade de vencer. E determinado” explicou Djalminha que pela terceira vez terminou a competição como artilheiro máximo. Fez 23 gols em 5 jogos. “Quando perdi o pênalti, eu lembrei do recorde do Amoroso. Aí tentei marcar mais para superar o recorde. Não deu. Tudo bem. Importante foi o título” contou Djalminha. No ano passado, Amoroso do São Paulo marcou 24 gols. Além do título e da artilharia, Djalminha ainda ganhou o prêmio de Melhor Jogador do campeonato que teve a maior média de gols. Foram marcados 380 gols em 21 jogos, média de 18 gols por partida.

CAMPEÃO – Flamengo – 5 jogos, 5 vitórias, 71 gols marcados, 27 gols sofridos;
VICE – Santos – 5 Jogos, 3 vitórias, 1empate, 1 derrota, 37 gols marcados, 38 sofridos ;
ARTILHEIRO – 23 gols Djalminha (Flamengo); 15 Bruno Reis (Fluminense)
MELHOR GOLEIRO – Gabriel (Botafogo) com média de 5,3 (16gols em 3 jogos)
MELHOR JOGADOR – Djalminha (Flamengo)
TOTAL DE JOGOS:  21
TOTAL DE GOLS: 380
MÉDIA: 18 gols por jogo 

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426
@felleggeragency
10/junho