Deco retorna ao Brasil após 13 anos

7 de agosto de 2010  // 

O meia Deco está de volta ao Brasil depois de 13 anos. Na sexta feira, o Chelsea liberou o atleta para assinar com o Fluminense por 2 anos. O meia será apresentado oficialmente à imprensa às 12h30 desta segunda-feira (09/08), no Salão Jade do Hotel Intercontinental, em São Conrado. Nascido em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, Deco cresceu na cidade de Indaiatuba, quando seu pai Osias foi transferido para este cidade do interior paulista. Deco iniciou no Tejusa, equipe de futebol de salão. No futebol de campo passou pelo Guarani, Nacional até chegar no Corinthians onde estreou profissionalmente em 1996.

Seu primeiro jogo foi no Campeonato Brasileiro. Em 11 de agosto, Deco entrou no segundo tempo no lugar de Tiba, lançado pelo técnico Valdir Espinosa. O Corinthians perdeu para o Atlético Mineiro por 1 a 0. Foram apenas dois jogos pelo Corinthians. Deco foi negociado com um empresário alagoano e ele foi jogar no CSA. Disputou o Campeonato Alagoano e a Copa do Brasil. Jogou 16 partidas e marcou 9 gols. No segundo semestre seguiu para Portugal.

Contratado pelo Benfica,foi emprestado ao Alverca, equipe de cidade próxima a Lisboa. Na Liga Portuguesa jogou 34 partidas e marcou 14 gols. E foi novamente negociado, desta com o Salgueiro, da cidade do Porto. Jogou apenas 6 meses e se transferiu para o Porto. No Porto, jogou 6 temporadas e conquistou 9 títulos. Foram 3 Ligas Portuguesas, duas Taças de Portugal, duas Supercopas, Copa Uefa e Liga dos Campeões. Jogando pelo Porto, chegou a seleção portuguesa convocado pelo técnico Luiz Felipe Scolari em 2003.

Jogou 7 anos na seleção de Portugal. Disputou duas Eurocopas e duas Copas do Mundo. Foi vice campeão europeu em 2004, e 4º lugar na Copa da Alemanha. Foram 75 jogos, 5 gols e 15 assistências. Ele é o 10º jogador da história que mais jogou pela seleção de Portugal.

Depois do Porto, Deco jogou 4 temporadas no Barcelona. Conquistou 5 títulos. Duas Ligas Espanholas, duas Supercopas e uma Liga dos Campeões. No Chelsea jogou duas temporadas. E conquistou mais 4 títulos. Campeão inglês na temporada passada, duas Copas da Inglaterra e uma Supercopa. Em 14 anos de carreira, Deco conquistou 18 títulos.

Acaz Fellegger
07/agosto