Começa o Campeonato Paranaense: Coritiba de Ivo e Atlético de Jorge Preá jogam no domingo

23 de janeiro de 2009  // 

O Campeonato Paranaense começa neste final de semana com 15 equipes. Os dois maiores campeões estaduais estréiam domingo. O Atlético Paranaense do atacante Jorge Preá joga em Paranaguá contra o Rio Branco. O atual campeão Coritiba do técnico Ivo Wortmann estréia em casa, no Couto Pereira contra o Iraty. O Atlético tem 20 títulos (sem contar o Superparanaense) e conquistou pela última vez o título estadual em 2005. O Coritiba tem 33 títulos e luta pelo bicampeonato. O jovem atacante Jorge Preá do Atlético e o técnico Ivo Wortmann que retorna ao Coritiba elogiam o início do trabalho. “Quando eu cheguei aqui, já havia um planejamento muito bem feito, pela fisiologia e pela preparação física. Analisando-o, eu concordei e começamos a colocar em prática no dia da própria apresentação. Planejamos em fazer uma pré-temporada incluindo o jogo amistoso que nós tivemos com o Fluminense, e os três primeiros jogos do Paranaense. Tanto é que trabalhamos duas semanas, e demos uma parada de uma semana. Porque os jogadores estavam chegando, e tinham providências para serem tomadas. E agora após esse jogo da estréia, nós voltaremos para o mesmo local de que estávamos concentrados. Foi muito bom ter realizado um jogo amistoso contra uma equipe forte, detrimento de jogos fáceis que iludem e não nós levam a nada. Essa pré-temporada que realmente em conversa e reuniões com a fisiologia e a preparação física, eu decidi colocar aqueles jogadores que demonstraram muito profissionalismo, vindo em um nível bom. Os treinamentos tem sido muito bom, a preparação excelente, eu diria que a gente tem todas as condições de ter um bom início nesse campeonato”, comentou Ivo Wortmann. Desde o dia 5 de janeiro em Curitiba, Jorge Preá já está adaptado. “Estou me sentindo muito bem, aqui o grupo é muito bom. O pessoal me recebeu de braços abertos, tivemos uma preparação física de 15 dias muito forte. Bem diferente de São Paulo, mas deu para encarar legal. Estou bem fisicamente. Cheguei um pouco fora de forma, mas é normal. Quarta teve um jogo treino muito bom, consegui me movimentar bem e acabei fazendo um gol, que me deixou muito feliz”.

Na estréia depois de uma preparação, os dois tem bons motivos para estarem otimistas. Após pré temporada no Pelotas em 2007, Jorge Preá estreou no Campeonato Gaucho da 2a divisão marcando 3 gols na vitória de 5 a 0. No Palmeiras, ele integrou o elenco após o início da competição. “Com certeza, no Pelotas eu cheguei lá no começo do campeonato, já conheci alguns amigos que já estavam lá. A pré-temporada foi muito boa também, em São Lourenço, com muita força e dedicação. E num jogo treino antes do campeonato, acabei fazendo dois gols no primeiro jogo. E quando começou a competição, acabei fazendo três gols e segui da primeira rodada, até o final como artilheiro do campeonato. Então, se Deus quiser aqui no Atlético vai ser assim também. Estou trabalhando para isso, os companheiros aqui são amigos, e muito legais. Então a expectativa é essa, ser como foi no Pelotas, ser artilheiro, mas primeiro ajudar a equipe conquistar o título do Paranaense”, afirmou Jorge Preá.

O técnico Ivo Wortmann realiza sua 7a pré-temporada desde que retornou dos Estados Unidos em 2000. Somente em 2003, não trabalhou no início do ano. Em todas as equipes, começou o trabalho com vitórias. Ivo Wortmann fala sobre a importância da participação da montagem da equipe com a preparação. “Eu acho importantíssimo você ter o tempo suficiente para conhecer melhor os jogadores, você ter participações na escolha das contratações e acima de tudo, ter continuidade e conhecimento desde o início da temporada. Eu tenho certeza que isso me ajuda muito, eu diria que apesar das perdas que nós tivemos, temos jogadores preparados, e o grupo está muito motivado. E com o andamento do Campeonato Paranaense, a sequência de jogos nós dará um diagnóstico bom, e em que nível nós estamos”.

Veja as estréias de Ivo Wortmann desde 2001, após pré-temporada.

2001 – No Coritiba venceu o Grêmio por 2×1, na Sul Minas;
2002 – No Internacional venceu o Malutron por 5×1, na Sul Minas;
2004 – No Goiás venceu o Anápolis por 4 a 3, no Goiano;
2005 – No Juventude venceu o Esportivo por 2 a 0 no Gaucho;
2006 – No Fluminense venceu a Portuguesa por 4 a 0, no Carioca;
2007 – No Juventude venceu o Veranópolis por 3 a 1, no Gaucho

O áudio das entrevistas com Ivo Wortmann e Jorge Preá, está à disposição no site, www.fellegger.com.br

23/janeiro

Acaz Fellegger