Vasco vence Botafogo e conquista título inédito do Carioca
21 de abril de 2013 //
Em jogo decidido nos segundos finais, o Vasco venceu o Botafogo de virada por 7×6 e conquistou o título do Carioca de Showbol 2013. Contando com a presença de um bom público em São João do Meriti, o Vasco tomou a iniciativa e tentou pressionar o Botafogo nos minutos iniciais. No entanto, o time de General Severiano equilibrou a partida e saiu na frente no placar. Alemão, aos 7 minutos de jogo, marcou de cabeça para o Botafogo. Um minuto depois, o próprio Alemão aumentou a vantagem, fazendo 2×0. O Botafogo jogava fácil e Possato, aos 10 minutos, fez 3×0. O Vasco não conseguia se encontrar em quadra e Maciel aproveitou para fazer o seu, abrindo 4 gols de vantagem para o Botafogo. O time de São Januário conseguiu diminuir aos 20 minutos com Fabrício Carvalho. Mas faltando um minuto, Maciel marcou mais um e o 1º tempo terminou 5×1 para o Botafogo.
Em desvantagem no placar, o Vasco começou o 2º tempo com pressão total. Com 2 minutos da etapa final Zada diminuiu para 5×2. Três minutos depois, Zada marcou mais um e deu esperanças a torcida vascaína. Confiante na reação, o Vasco continuou em cima do Botafogo e Zada, aos 10 minutos do 2º tempo, marcou o seu terceiro gol na partida, encostando assim no placar. E o que parecia impossível aconteceu. Aos 14 minutos do 2º tempo, Pedrinho empatou o jogo em 5×5. Melhor em quadra na segunda etapa, o Vasco não deixava o Botafogo respirar e faltando 8 minutos para o fim do jogo veio a virada. Fabrício Carvalho aproveitou o rebote na tabela e fez 6×5 para o Vasco. Em desvantagem pela primeira vez na partida, o Botafogo foi para o abafa e conseguiu o empate faltando 1 minuto para o fim do jogo. Depois da cobrança de falta, Dé aproveitou o vacilo da defesa vascaína e deixou tudo igual. No entanto, a 9 segundos do fim, Zada marcou o gol do título inédito do Vasco, após roubada de bola de Léo Guerra que gerou polêmica. Além do título, Pedrinho, artilheiro da competição com 24 gols, foi eleito o melhor jogador da competição. Azul foi eleito o melhor goleiro.
VASCO: Azul, Pimentel, Alex Pinho, Pedrinho, Zada e Fabrício Carvalho. O técnico Paulinho Pereira utilizou Augusto, Cerezo, Cazuza e Léo Guerra.
BOTAFOGO: Gabriel, Edmar, Alemão, Julinho, Possato e Bruno Carvalho. O técnico Gonçalves ainda contou com Max, Dé e Maciel.
Ábitro: Oscar Roberto Godói.
Wallace Quaresma
Jornalista Mtb 57.931 SP
Agência Fellegger
@felleggeragency
21/abril