Vai começar a Liga Árabe com 21 brasileiros. Dudu do Al Ohud estreia sábado.

10 de agosto de 2017  // 

Dudu com os companheiros

O meia Dudu, revelado pelo Coritiba e que pertence ao Fluminense vai estrear neste final de semana na Liga Árabe pelo Al Ohud. Ele foi apresentado no novo clube há um mês. Fez a pré-temporada no Cairo, Egito. Al Ohud fez 4 amistosos e Dudu está animado com esta oportunidade. “Em relação a minha adaptação aqui no Ohud Medina está sendo muito positiva. Primeira experiência que tenho jogando fora do Brasil. Para mim está sendo fantástico. Apesar do forte calor aqui na cidade de Medina, tenho me adaptado muito bem. O clube me acolheu de uma maneira incrível. Os árabes são sensacionais. Muito receptivos. Então está sendo uma adaptação maravilhosa aqui na Arábia. Para mim está sendo tranquilo também, porque tem um jogador brasileiro, atacante Ronaldo que veio do Brasil e deixa mais à vontade em relação de poder conversar. Já tinha um brasileiro aqui que é o Cláudio e está me ajudando de uma maneira fantástica também, porque sabe falar árabe, fala inglês e fala português. Então falando árabe e inglês fluentemente, isso tem nos ajudado bastante, porque ainda é cedo para aprendermos o árabe. Vamos nos virando um pouquinho no inglês, mas ele tem nos ajudado de uma maneira incrível. Está sendo maravilhoso. Tenho certeza que vai ser uma temporada produtiva e espero que podemos brigar por coisas grandes no campeonato” comentou Dudu que marcou 5 gols nestes 4 amistosos.

Além do Dudu e dos dois brasileiros do Al Ohud, outros 18 brasileiros estão distribuídos em 10 dos 14 clubes que disputam a Liga Árabe. Entre os nomes mais conhecidos estão Carlos Eduardo (Al Hilal, atual campeão), Bruno Uvini (Al Nasr), Vander Luis (Al Raed), Elton (Al Qadsiya), Claudemir (Al Ahli), João Pedro (Al Fateh), Luisinho (Al Faysaly), Jorge (Al Batin) entre outros e mais o técnico Hélio dos Anjos. O futebol árabe voltou a contratar muitos brasileiros e isso facilita na adaptação de quem chega agora no País. “Na Arábia são muitos brasileiros. Lá no Egito, na pré-temporada, encontrei o Al Batin, que é uma equipe que nós vamos enfrentar aqui na Liga com três brasileiros. Até conversei com eles. Trocamos algumas ideias e experiência ali e vejo isso como um ponto positivo. Até mesmo para o Brasil, pois os árabes se interessam muito pelo futebol brasileiro. Isso também nos deixa feliz. Nos deixam bastante à vontade por saber desse carinho grande eles têm pelo Brasil e isso é muito bom. Quando você encontra brasileiro aqui na Arábia, é possível trocar ideias. Tem alguns brasileiros que estão aqui há muito mais tempo do que eu, até o próprio Ronaldo. Então eles passam toda essa experiência que eles estão vivenciando aqui e nos deixam muito mais informado e muito mais à vontade. Isso é muito bom. Espero que venham muito mais brasileiros aí e que a gente possa estar trocando ideias” explicou Dudu com 26 anos e nascido em Curitiba.

O Al Ohud está voltando a 1ª Divisão nesta temporada após 12 anos. Na década de 80 este clube da cidade sagrada de Medina foi muito tradicional. Jogando num estádio para 24 mil, criava muitas dificuldades aos adversários. Com a contratação do meia Dudu com estilo clássico de armadores, o Al Ohud espera voltar a brigar pelas primeiras posições na principal Liga Árabe. “É um ano especial e de expectativa ao extremo para o Al Ohud. Estou encarando uma responsabilidade de maneira natural, mas sabendo da grande responsabilidade que tenho de ajudar meus companheiros e o clube nesse grande desafio que temos esse ano. Andando aqui na cidade é possível sentir a expectativa dos torcedores. Até mesmo no clube a gente vê com o presidente e o pessoal todo da direção. Estou tranquilo e tenho treinado muito bem. Fiz uma boa pré-temporada. Fizemos grandes amistosos. Marquei gols e tenho mostrado o meu futebol. Sinto que estou preparado para realmente mostrar para o que eu vim aqui na Arábia. Nosso grupo é bom e forte. Temos um treinador muito inteligente e de coração muito bom. E espero que eu e todos os meus companheiros possamos fazer um grande campeonato e um grande ano aqui. E posamos conseguir fazer uma bela campanha pelo Ohud” afirmou Dudu. A estreia do Al Ohud será sábado fora de casa contra o Al Shabab, no estádio Príncipe Faisal em Riyad.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

10/agosto