Temporada 2013 de Showbol prevê mundialito no Brasil

3 de janeiro de 2013  // 

O Campeonato Carioca vai abrir a 7ª temporada de Showbol no Brasil. Desde 2007 há competições oficiais de showbol brasileiro. A primeira competição oficial disputada foi o Torneio Rio-São Paulo que foi vencido pelo Corinthians. O Rio-São Paulo é disputado por 8 equipes, sendo 4 de São Paulo e 4 do Rio de Janeiro. Já no ano seguinte, com o crescimento do Showbol, foram incluídas mais 4 equipes e foi disputado o 1º Campeonato Brasileiro. Além das 8 equipes do Rio-São Paulo, participaram Internacional, Grêmio, Atlético e Cruzeiro. O Santos foi o primeiro campeão brasileiro numa final com o Atlético Mineiro.

Outras equipes do Rio de Janeiro e São Paulo quiseram entrar no Showbol e começaram a se organizar. Por isso em 2010 foi disputado o 1º Campeonato Carioca com as entradas de América e Volta Redonda. No ano seguinte entraram Bangu e Macaé. O Flamengo é Tricampeão carioca e o América é Tri vice. Em São Paulo, o primeiro estadual só aconteceu em 2011 com as entradas de Guarani e Ponte Preta, equipes tradicionais de Campinas. O São Paulo foi o primeiro campeão Paulista contra o Guarani. No ano passado entraram Portuguesa e Atlético Sorocaba. O Santos foi campeão contra a Ponte Preta na final.

Em 2013, o Campeonato Carioca abre a temporada a partir de 28 de fevereiro com a participação de 8 equipes. A final está prevista para 17 de março. Na sequência vem o Campeonato Paulista também com 8 equipes. A competição começa em 23 de maio e a final está prevista para 9 de junho. O 6º Campeonato Brasileiro será disputado no segundo semestre a partir de 29 de agosto. Com a participação das 12 equipes tradicionais, a final está prevista para ser disputada em 22 de setembro. Para encerrar a temporada será disputado o 7º Rio-São Paulo. A competição vai começar em 7 de novembro e tem sua final prevista para 24 de novembro. Em 2012 só deu  Flamengo que conquistou a Tríplice Coroa com Carioca, Brasileiro e Rio-São Paulo.

O diretor Ricardo Rocha reservou 5 datas para a realização do II Mundialito. O primeiro foi realizado na Espanha em 2006. De lá para cá aconteceram alguns torneios com seleções. “Nossa intenção é realizar aqui no Brasil o II Mundialito de Showbol. Tenho mantido contato com algumas seleções da Europa e existe grande chance da realização desta competição. Aproveitariamos também o momento que o Brasil vive com a proximidade da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. Tenho certeza que será um sucesso!” explicou Ricardo Rocha.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
@showboloficial
03/janeiro