Roque Júnior será apresentado técnico do XV de Piracicaba na sexta

24 de setembro de 2014  // 

Roque Júnior disse sim nesta quarta ao presidente do XV de Piracicaba e será o técnico da equipe no Campeonato Paulista do próximo ano. Ele vai iniciar sua carreira de técnico após ter vivido diversas experiências no futebol. Atleta, gestor, diretor, observador técnico e agora como técnico. Sua preparação teórica e acadêmica inclui um MBA em Gestão e marketing esportivo. Está capacitado como técnico após curso de treinadores da EBF/CBF/PUC Minas além do terceiro nível do curso da Uefa na Itália, com chancela da FIFA, que o torna apto a trabalhar em algumas ligas europeias. Roque Júnior fez alguns estágios entre eles com o técnico Scolari no Palmeiras e Jurgen Klopp no Borussia Dortmund. Neste ano assumiu a função de diretor executivo do Paraná onde ficou 5 meses. Na Copa do Mundo realizada aqui no Brasil, foi o observador técnico de Luiz Felipe Scolari.

Sua carreira como atleta durou 16 temporadas. Iniciou na base do São José e se profissionalizou em 1994 com 17 anos. No ano seguinte foi para o Palmeiras, clube que o levou a seleção brasileira. Conquistou 5 títulos, entre eles a Copa Libertadores 1999 e a Copa do Brasil 1998. Foram 205 jogos pelo Palmeiras. Em junho de 2000 foi contratado pelo Milan onde jogou durante 3 anos. Conquistou a Liga dos Campeões 2002/03 na final contra a Juventus. Também venceu a Copa da Itália. Em 2003, foi contratado pelo Leeds United para substituir o zagueiro Rio Ferdinand que foi para o Manchester United. Se na temporada anterior a equipe inglesa tinha chegado a semifinal da Liga dos Campeões, desfez o time logo no primeiro ano com problemas financeiros. Voltou para a Itália para jogar no Siena. Na temporada seguinte Roque Júnior foi jogar no Bayer Leverkusen. Depois de 3 anos jogou no Duisburg na própria Bundesliga. Em 9 temporadas na Europa, disputou 4 Ligas Italianas, 4 Bundesligas, 3 Ligas dos Campeões e 3 Copas da Uefa. Antes de retornar ao Brasil, jogou uma temporada no Al Rayan do Catar. Encerrou a carreira em 2010 no Ituano do amigo Juninho Paulista, gestor do clube.

Ainda como atleta, Roque Júnior idealizou e colocou em prática o Projeto Primeira Camisa na cidade de São José dos Campos em 2006. Neste primeiro ano reativou as categorias de base do São José. O projeto cresceu e virou um clube de futebol. Fundado em 2007, conquistou o Campeonato Paulista sub 20 e conquistou uma medalha de ouro para a cidade nos Jogos Abertos do Interior disputados justamente em Piracicaba. O Primeira Camisa disputou três edições da Copa São Paulo e sempre passou de fase. A última vez disputou a competição a 1a fase foi justamente em Piracicaba.  Agora Roque Júnior retorna a Piracicaba para reiniciar a carreira de técnico. Sua apresentação será as 15hs30 desta sexta feira na sala de imprensa do estádio Barão de Serra Negra em Piracicaba.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
24/setembro