O campeão Paulista Ituano abre a Série D neste sábado no Novelli Jr

18 de julho de 2014  // 

O Ituano FC do gestor Juninho Paulista abre o Campeonato Brasileiro Série D neste sábado jogando em casa contra o Brasil de Pelotas. O atual campeão Paulista volta a disputa uma competição nacional após 5 anos. A última vez foi em 2009 justamente quando Juninho Paulista assumia a gestão do departamento de futebol. Após reestruturar o clube, pagar as dívidas, retornar com as categorias de base, manter patrocinadores fixos como a Schincariol com contrato de 5 anos, a administração consegue colocar o clube numa competição nacional. “Eu esperava que fosse antes. Imaginava que pudesse acontecer há dois anos. Mas também agora o clube está numa situação melhor. Estamos conseguindo manter uma base de uma temporada para a outra e agora subimos o status do clube com o título Paulista deste ano. Agora o nosso objetivo é conseguir o acesso para a Série C e assim conseguirmos ter um calendário anual a partir do próximo ano” explicou Juninho Paulista.

Do elenco campeão Paulista foram mantidos 15 atletas sendo dois titulares. O volante Jackson Caucaia e o meia Cristian, autor do gol na final contra o Santos. Permaneceram o goleiro Diego, lateral Alex, zagueiros Airton e Luizão, os volantes Gercimar, o meias Marcelinho, e os atacantes Elvis e Claudinho. Além dos atletas da base que já haviam subido como o goleiro Ricardo, zagueiro Leo, volante Ewerton, meia Clayson e o atacante Marcão. Foram contratados 8 reforços: goleiro Gustavo (Mirassol), laterais Julio Lopes(Matonense) e Diogo(Botafogo/SP); volantes Samuel(Rio Claro) e Elielton(Brusque), meia Valdo(Independente) e os atacantes Ricardinho(São Bernardo) e Andre Luis(Oeste). O elenco ainda teve os retornos de empréstimos de Cassio, Edmilson e Rodriguinho. Mas a maior mudança foi na comissão técnica. Doriva e Anselmo Sbragia após recusarem muitos convites, aceitaram a proposta do Atlético Paranaense para a disputa da Série A. No comando técnico do Ituano está Fahel Júnior que fez uma boa campanha com o Rio Claro no último Paulista.

A Série D 2014 terá a participação de 41 equipes divididas em 8 grupos. São 3 times de São Paulo. Além do Ituano, disputam a Série D o Penapolense e o Barueri que caiu da Série C. A CBF não colocou duas equipes do mesmo Estado no grupo. O Ituano está no grupo 7 ao lado de Brasil de Pelotas (semifinalista do Gaucho), Maringá (vice campeão paranaense), Cabofriense (semifinalista do Carioca) e Guarani de Palhoça (campeão da Copa Santa Catarina). Os jogos serão somente aos finais de semana em turno e returno. Os dois primeiros colocados avançam para as oitavas de final. A definição dos jogos na próxima fase será por qualificação de melhor campanha. O 1o colocado no geral enfrenta o 16o. O 2o colocado enfrenta o 15o colocado. E assim sucessivamente até o 8o enfrentar o 9o colocado. A partir daí o sistema será em play off (ida e volta). Os 4 semifinalistas estarão classificados para a Série C 2015.  

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
@felleggeragency
18/julho