Novamente Raphael Veiga pede para cobrar pênalti, faz o gol e conquista seu segundo título

9 de agosto de 2020  // 

O meia Raphael Veiga repetiu na final do Campeonato Paulista 2020 pelo Palmeiras, o que já havia feito há menos de dois anos na final da Copa Sulamericana pelo Athletico Paranaense. Pediu para participar da disputa nos pênaltis. Cobrou, fez e viu sua equipe conquistar o título. Na final do Paulista contra o Corinthians, Raphael Veiga entrou aos 29 do 2o tempo. Com o empate em 1×1, a decisão foi para os pênaltis. Veiga pediu e bateu na segunda cobrança, marcando o primeiro gol, empatando em 1×1, já que na primeira cobrança, os dois cobradores de Palmeiras e Corinthians perderam. No final, o Palmeiras venceu por 4×3 e conquistou o título Paulista 2020. Na campanha do Paulista, Raphael Veiga participou de 8 dos 16 jogos. Marcou um gol. Jogou 286 minutos, média de 35 minutos por jogo.

Na Copa Sulamericana em 2018, Athletico Paranaense e Júnior Barranquila empataram em 1×1 na Arena da Baixada. Raphael Veiga que foi titular, e fez a assistência para o gol no tempo regulamentar, pediu para participar da cobrança das penalidades máximas. Cobrou e fez. No final, o Athletico também venceu por 4×3 conquistando o título. Na campanha da Sulamericana, Raphael Veiga participou de 10 dos 12 jogos. Marcou dois gols e fez duas assistências. Jogou 796 minutos, média de 79 minutos por jogo.

Em 5 anos de carreira, Raphael Veiga cobrou 6 pênaltis e marcou 5 gols. O único que perdeu foi justamente no primeiro que cobrou como profissional. Foi em 26/julho/2018 pela Copa Sulamericana contra o Peñarol na Arena da Baixada. Mesmo perdendo sua cobrança, o Athletico venceu por 2×0. Nas 4as de final contra o Bahia, em 31/outubro/2018 na Arena, a decisão foi para a disputa dos pênaltis. Perguntado pelo técnico Tiago Nunes, disse que bateria. Cobrou, fez o gol e o Athletico venceu por 4×1 e avançou na Sulamericana. Os outros dois pênaltis foram cobrados no Palmeiras do técnico Scolari. Em 8/junho/2019, contra sua ex-equipe Athletico Paranaense pelo Campeonato Brasileiro no Allianz Parque. Ele pegou a bola, cobrou e fez o gol da vitória por 1×0. No mês seguinte, em 30/julho/2019 pela Libertadores. Veiga cobrou pênalti contra o Godoy Cruz e o Palmeiras venceu por 4×0.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

9/agosto