Marquinhos Santos é o novo técnico do Juventude

11 de março de 2019  // 

Marquinho Santos foi contratado e anunciado na manhã desta segunda feira como novo técnico do Juventude. Ele assume o clube faltando duas rodadas para terminar a 1a fase do Campeonato Gaúcho e com objetivo de preparar o elenco para a disputa do Brasileiro Série C. O Juventude ainda disputa a Copa do Brasil. Na 3a Fase o clube de Caxias do Sul vai enfrentar o Botafogo em abril, sendo o primeiro jogo no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. No Campeonato Gaúcho o Juventude está em 9o com 10 pontos. A estreia de Marquinhos Santos será domingo fora de casa contra o Novo Hamburgo, 8o colocado com 11 pontos. Os 8 primeiros se classificam para as 4as de Final. Na última rodada encerra a 1a Fase no Alfredo Jaconi contra o Avenida que luta contra o rebaixamento. A Série C começa em 28 de abril e o Juventude estreia no Mato Grosso contra o Luverdense. Neste ano a Série C pela quantidade dos clubes do Nordeste, teve que ampliar o grupo para clubes da região Centro Oeste e Norte.

Marquinho Santos tem 39 anos e nasceu em Santos. Foi atleta da base do Santos e após se profissionalizar, encerrou prematuramente a carreira no Paraná por causa de uma lesão. Fez Faculdade de Educação Física com especialização de futebol. Iniciou a carreira de técnico no sub 15 do Athletico Paranaense em 2004. Foi do técnico do sub 17 e no sub 20 foi vice campeão da Copa São Paulo na final contra o Corinthians em 2009. Recebeu o convite do Coritiba em 2010 e assumiu o sub 20 onde conquistou a Taça BH o Campeonato Paranaense. Em 2011 assumiu a seleção brasileira sub 15 e conquistou dois títulos. Copa América na Venezuela e o Sul americano de 2012. Em setembro fez sua estreia como técnico profissional. Assumiu o Coritiba na 23a rodada a dois pontos da zona de rebaixamento. Terminou na 13a posição. Seu jogo de estreia foi em 8 de setembro, vitória por 3×0 contra o Flamengo no Couto Pereira.

Em quase 7 anos de carreira, Marquinhos Santos conquistou três títulos Estaduais. Foi campeão Paranaense com o Coritiba em 2013, Baiano com o Bahia em 2014 e o Cearense com o Fortaleza em 2016. Ainda disputou a final do Paranaense de 2015. Neste período disputou 4 Brasileiros Série A, dois Brasileiros Série B e com o Fortaleza disputou a Série C de 2016. Em 17 jogos na Fase de classificação conseguiu aproveitamento de 72%. Foram 8 vitórias, 5 empates e 4 derrotas. O Juventude será o 8o clube de sua carreira. Ele trabalhou no Coritiba, Bahia, Fortaleza, Figueirense, Paysandu, Londrina e São Bento.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

11/março