Hulk volta após 13 anos a Kawasaki para a Liga dos Campeões da Ásia

12 de fevereiro de 2018  // 

O atacante Hulk está de volta a Kawasaki após 13 anos. Em 2005 ele foi contratado pelo Frontalle Kawasaki com apenas 18 anos. Ele havia feito apenas dois jogos no Vitória de Salvador no Brasileiro de 2004. Fez 12 jogos em 2005 pelo clube japonês e marcou seus primeiros gols como profissional. O primeiro foi em 7 de julho em Kawasaki na vitória por 2×1 contra o Júbilo Iwata. Foram 3 gols no total. No ano seguinte ele foi emprestado para o Consadole Sapporo para disputar a 2a Divisão onde foi vice artilheiro da competição com 25 gols. Foram 4 anos no futebol japonês até ser negociado com o Porto de Portugal. Treze anos depois, 14 títulos conquistados e com 307 gols marcados em 585 jogos na carreira, Hulk está de volta a Kawakaki.

– “Eu era muito jovem. Saí cedo de casa com o sonho de jogar futebol. Foram várias tentativas, até conseguir uma oportunidade de fato no Vitória. Vim para o Japão cheio de sonhos e esperança. Graças a Deus consegui realizar. No Japão conheci minha esposa e constitui minha família. Realmente passa uma filme na cabeça” recordou Hulk que está em Kawasaki para a estreia do Shanghai SIPG na Liga dos Campeões da Ásia contra o próprio Frontalle Kawasaki. “Esperamos novamente um campeonato muito equilibrado como foi no ano passado. Mesmo assim chegamos as semifinais. Acredito que encontraremos mais dificuldades porque os adversários sabem que os times chineses vem forte também” disse Hulk que no ano passado marcou 9 gols e fez 7 assistências em 10 jogos na competição.

O grupo do Shanghai SIPG deste ano é parecido com o grupo do ano passado que teve o japonês Urawa Red, o coreano Seoul e o australiano Sidney Wanderers. Neste ano tem no grupo o Frontalle Kawasaki, o coreano Ulsan Hyundai e o australiano Melbourne Victory. No ano passado o Shanghai SIPG chegou até as semifinais quando foi eliminado pelo Urawa. Empatou em 1×1 em China e perdeu no Japão por 1×0. “Os clubes japoneses são mais experientes em competições internacionais. São mais espertos para este tipo de jogo. Mas os clubes chineses tem melhorado muito. Nosso time teve um bom aprendizado no ano passado e queremos chegar ao título” afirmou Hulk que está no futebol chinês a quase dois anos. No total são 60 jogos, 42 gols e 21 assistências.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP

12/fevereiro