Fluminense é o campeão Brasileiro de showbol
12 de outubro de 2014 //
A final do Campeonato Brasileiro de 2014 reuniu duas equipes que nunca chegaram a decisão deste campeonato. O Fluminense foi campeão do Rio-São Paulo em 2011 e chegou 3 vezes a semifinal do Brasileiro. O Palmeiras foi vice do Rio-São Paulo em 2007 e chegou a duas semifinais do Brasileiro. Outro detalhe, os dois times se enfrentaram na 1ª fase em Piraí e o Fluminense venceu por 8×7. Foi a única derrota do Palmeiras que tem o Thiago Gentil como seu destaque. O invicto Fluminense eliminou o favorito Flamengo na semifinal com uma goleada e chega forte na decisão. “Numa decisão como essa, chega um momento que a parte física sobrepõe a parte técnica. Acho que isso poderá decidir o título” afirmou Fábio Augusto. “Os dois times estão bem. Não vai ter facilidade para nenhuma das duas equipes” disse Thiago Gentil. A preocupação dos dois destaques é porque as semifinais foram realizadas no sábado a noite. Menos de 12 horas antes da decisão. E prevaleceu a melhor preparação do entrosado elenco Fluminense que venceu por 13×9. Fluminense ganhou seu primeiro título Brasileiro. O Palmeiras levou o título individual. Thiago Gentil foi eleito o melhor do campeonato. “Queria ganhar o título, mas o prêmio individual é sempre bom”
Com o ginásio em Rio Bonito recebendo um bom público, a maioria torcedores do Fluminense com camisas e bandeiras, foi o Palmeiras que começou melhor. Após passe de Thiago Gentil, Fernando abriu o placar. Fabio Augusto com uma pancada empatou. O jogo ficou equilibrado até os 11 minutos quando o Fluminense passou a frente pela primeira vez. Dênis tinha feito dois gols para o Verdão, inclusive o gol 300 da competição. E Andrey e Valber mantiveram o empate. O goleador Fabio augusto usou a tabela e colocou o Tricolor na frente em 4×3, e Emerson ampliou. O Palmeiras buscou reação com Jean Carlos e Leonardo faltando 54 segundos. Mas com um golaço de cobertura, Andrey deixou o Fluminense ao término do 1o tempo com 6×5 no placar.
Após o descanso, o Palmeiras voltou com tudo. Jean Carlos levantou e Thiago Gentil fez de cabeça. Rogério aproveitou o rebote e colocou o Verdão na frente em 7×6. Se o Palmeiras tinha Thiago Gentil, o Fluminense tinha Fabio Augusto. Ele entrou driblando pelo meio e bateu de canhota para empatar. Depois em dois lances, Serginho fez os gols que deixaram o Fluminense com 9×7. Faltando 13 minutos, o Palmeiras reagiu pela última vez. Thiago Gentil fez uma bonita jogada individual pela esquerda e diminuiu. E Leonardo num chute forte no canto fez o 9×9. O Fluminense tinha elenco e com as trocas manteve o ritmo. Serginho fez mais um e Leo guerra que entrou mais dois gols. Faltando dois minutos, o capitão Valber fechou o placar em 13×9. “Ganhamos com a determinação, vontade e principalmente porque estamos melhores preparados fisicamente. Nós entendemos que tinha que ser assim. Ontem descansamos bem, nos alimentamos e conseguimos jogar bem o tempo todo. O Fluminense está feliz” comentou Válber que levantou o troféu. Outro importante atleta do Fluminense, Djair destacou. “Aqui todos já ganharam muitos títulos no profissional. Mas estamos todos felizes pelo Fluminense ganhando este título dentro da quadra. Agora campeão também no showbol!”
FLUMINENSE – Fabio Noronha, Djair, Válber, Andrey, Fabio Augusto e Serginho. O técnico Paulinho Carioca ainda aproveitou Emerson, Alexandre Seixas. Lira, Marcelo Cardoso e Leo Guerra.
PALMEIRAS – Douglas, Dênis, Claudecir, Fernando, Thiago Gentil e Cris. O técnico Indio ainda aproveitou Leonardo , Biro, Rogério e Jean Carlo.
GOLS: 0x1 Fernando, 1×1 F.Augusto, 1×2 Dênis, 2×2 Andrey, 2×3 Dênis, 3×3 Válber, 4×3 F.Augusto, 5×3 Emerson, 5×4 Jean Carlo, 5×5 Leonardo e 6×5 Andrey faltando 25 segundos para o 1º; 6×6 T.Gentil (cabeça), 6×7 Rogério, 7×7 F.Augusto, 8×7 Serginho(cabeça), 9×7 Serginho, 9×8 T.Gentil, 9×9 Leonardo, 10×9 Serginho, 11×9 Leo Guerra, 12×9 Leo Guerra e 13×9 Válber faltando 2 minutos.
Árbitro: Oscar Roberto Godói
COLOCAÇÃO FINAL
Campeão: Fluminense – 5 Jogos, 4 Vitórias, 1 Empates; 44 Gols, 30 sofridos
Vice: Palmeiras – 5 Jogos, 3 Vitórias, 1 Derrota; 42 Gols, 44 sofridos
3º Lugar: Vasco – 4 Jogos, 3 Vitórias, 1 Derrota; 29 Gols, 21 sofridos
4º Lugar: Flamengo – 4 Jogos, 2 Vitórias, 2 Derrotas; 30 Gols, 32 sofridos
ESTATÍSTICAS
21 Jogos, 317 Gols, Média de 15,09 gols por jogo
ARTILHEIROS
15 gols – Djalminha (Flamengo)
14 gols – Thiago Gentil (Palmeiras) e Fábio Augusto (Fluminense)
MELHOR GOLEIRO
Azul (Vasco) – 21 gols em 4 jogos, média de 5,25
MELHOR JOGADOR
Thiago Gentil (Palmeiras)
Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
12/outubro