Doriva é contratado para o Paulista 2015

8 de dezembro de 2014  // 

O técnico Doriva é o novo comandante do Botafogo de Ribeirão Preto para o Campeonato Paulista 2015. O treinador e a diretoria do clube chegaram a um acerto, que foi confirmado neste sábado. Agora no Botafogo, Doriva tentará a conquista de mais um Campeonato Paulista, após obter êxito com o Ituano em 2014. Na campanha deste ano, o treinador chegou ao título da competição com 10 vitórias, 5 empates e 4 derrotas em 19 jogos. Isso significa um aproveitamento de 61%. Este será o terceiro clube em que trabalhará como técnico. Além do Ituano, Doriva dirigiu o Atlético Paranaense em 8 jogos do Campeonato Brasileiro 2014.

Antes de se tornar treinador de futebol, Doriva foi jogador profissional. Sua carreira como atleta durou 17 temporadas. Descoberto por Telê Santana, Doriva iniciou no São Paulo em 1991. Foi emprestado para o Anapolina e para o Goiânia, ambos de Goiás. Retornou ao São Paulo em 1993, onde conquistou a Taça Libertadores e o Mundial Interclubes. Em 1995, foi contratado pelo XV de Piracicaba e no mesmo ano recebeu a sua primeira convocação. Na Europa, Doriva jogou pelo Porto (POR), Sampdoria (ITA), Celta de Vigo (ESP) e Middlesbrough (ING), clube onde conquistou a Taça da Liga Inglesa em 2004.

Doriva retornou ao Brasil em 2007 para jogar no América de São José do Rio Preto e Mirassol, onde acabou encerrando a carreira. Ainda em 2007, Doriva participou de um curso da Associação Brasileira de Treinadores de Futebol. Iniciou a carreira de técnico na categoria de base do Mirassol em 2009. No mesmo ano foi contratado pelo Ituano de Juninho Paulista, onde foi auxiliar técnico de Mazzola Júnior e depois de Sérgio Ramirez. A sua primeira experiência como técnico foi no Campeonato Paulista 2010. Naquele ano, assumiu o Ituano interinamente contra o Corinthians e venceu a Portuguesa na última rodada. Doriva ajudou a montar as categorias de base do Ituano em 2011 e dirigiu o time profissional nas 5 últimas rodadas do Paulista 2013. No total como treinador Doriva tem 83 jogos, com 36 vitórias e 19 empates. Aproveitamento de 51%.

 

Wallace Quaresma
Jornalista Mtb 57.931 S.P.
Agência Fellegger
Twitter: @felleggeragency
08/dezembro