Deco comenta a absolvição na corte arbitral e pensa em processar os responsáveis

29 de maio de 2014  // 

O Tribunal Arbitral de Esportes (CAS) em Lausanne, na Suíça, absolveu o atleta Deco da condenação por doping no futebol brasileiro pelo STJD no ano passado. “Na verdade, para mim, só vem comprovar o que eu já sabia. Eu sei exatamente aquilo que eu fiz durante toda a minha carreira. Nunca usei nada que fosse proibido. Ou era um problema da farmácia que fez as vitaminas, ou era um erro de análise na urina. Como eu nunca usei nada estava tranquilo. Agora é triste ver que no final das contas precisou recorrer ao tribunal da FIFA. Foi feito um novo exame e foi comprovado o que eu já sabia e o que eu já imaginava” afirmou Deco direto de Portugal, que explica o processo de absolvição. “Foi feito uma análise de novo da urina no laboratório da FIFA e deu negativo. Sem doping nenhum. Então o laboratório constatou o erro, talvez, da Ladetec no Brasil. Na época era credenciada pela WADA. Então, se houve algum erro, tanto o Ladetec quanto a WADA têm responsabilidade nisso”. A FIFA e a CBF retiraram a suspensão de Deco.

Deco encerrou a carreira em agosto do ano passado. Ele havia sido condenado por um mês após exames realizados em 30 de março. Como havia cumprido, voltou a jogar. Mas o STJD realizou novo julgamento e o condenou a uma pena maior após ele encerrar sua carreira. “Primeiro que eu estava jogando quando aconteceu esse doping, e isso é uma coisa grave. Independente se estava no final, no começo ou no meio da carreira. Até porque, com certeza aconteceram outros erros de atletas no futebol ou de outras modalidades. Isso é uma responsabilidade muito grande. Eu fui até o final para provar, sabendo daquilo que eu tinha feito. Que eu não fiz nada demais e não tinha tomado nada proibido. Mas acho que, mais do que só provar o erro, fica uma mágoa não só no meu caso, mas principalmente de outros atletas que também devem ter sido diagnosticado doping com erros de análise. E isso é complicado, porque a primeira notícia que sai no caso de doping, é o nome doping. E doping é muito forte. E quando você é absolvido ou quando comprova o erro a notícia não é tão grande quando sai o resultado” lamenta Deco.

Deco retorna ao Brasil na próxima semana e somente aí vai decidir se vai abrir um processo contra os responsáveis pelo erro. “Eu não sei ainda. Vou falar com o advogado. Primeiro eu queria resolver isso. Lógico que eu perdi muitas coisas. Na época eu estava jogando e talvez isso possa ter ajudado a antecipar o fim da carreira. Perdi contratos. Perdi coisas. Isso não pode acontecer com erro. Eu fui muito prejudicado com relação a isso. Mas para mim o principal era provar e que isso ficasse claro que acabasse a minha carreira, como sempre foi, sem nenhuma mancha. Mas vou ver. Vou falar com os advogados e a gente vai decidir as atitudes que tem que tomar” finalizou Deco.

 O áudio da entrevista está à disposição no site www.fellegger.com.br

 

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
28/maio