Brasileiro de Showbol: Flamengo é favorito no grupo C que começa hoje

31 de maio de 2012  // 

Começa nesta quinta feira às 20hs30 em Porto Real, no Rio de Janeiro, a disputa do grupo C do Brasileiro de Showbol. No primeiro jogo, São Paulo, o atual vice campeão Brasileiro enfrentar o Cruzeiro. Na partida de fundo, jogam Flamengo, duas vezes campeão Brasileiro, contra o Grêmio. Pelo histórico no Showbol, o Flamengo é o favorito e deve disputar a vaga com o São Paulo. O Flamengo foi Bicampeão Brasileiro em 2009 e 2010. Em 19 jogos na competição, conquistou 13 vitórias e marcou 164 gols. Média de 8,6 gols por jogo. Do atual elenco, estão atletas que estiveram nestas conquistas como o goleiro Robertinho, Emerson, Marquinhos, Gelson Baresi e o artilheiro Djalminha. A equipe ainda conta o Aldair, Nélio e Piá. O São Paulo mantém a base que chegou a final no ano passado como Maisena, Wilson, Alexandre e Juninho Paulista. E com jogadores que estão desde o início no Showbol como Ivan Rocha e Pavão. 

Grêmio e Cruzeiro nunca conseguiram classificação para as semifinais. Em 14 jogos, o Grêmio conquistou apenas duas vitórias. As duas justamente contra o Cruzeiro. No Brasileiro 2008 por 10×6 em Itaúna, MG. E em 2009 por 10×8 em Ituporanga, SC. A equipe mineira nunca venceu uma partida em 14 jogos no Showbol. O Cruzeiro do técnico Natal manteve os artilheiros Da Silva e Michel e conta com a experiência de Nonato para mudar este retrospecto. O Grêmio do técnico Yura conta com o artilheiro Alexandre Gaucho. Em 2009 ele foi vice artilheiro do Brasileiro com 15 gols mesmo sendo eliminado na 1ª fase. Em 2010 marcou mais 10 gols. A equipe gaúcha ainda conta com a experiência e qualidade de Paulo Nunes, Arílson e João Antonio para tentar modificar este histórico negativo.

Os campeões Brasileiros Santos e Vasco já estão classificados para as semifinais. O Santos, campeão em 2008, conseguiu a vaga no grupo A vencendo o Corinthians e Internacional, e  empatando com o Botafogo. Marcou 22 gols e sofreu 17. Eduardo Marques com 5 gols e Demétrius com 4 gols, são os artilheiros da equipe. O Vasco garantiu classificação no equilibrado grupo B. Foram dois empates com Atlético Mineiro e Palmeiras. Venceu apenas o Fluminense e fez 5 pontos. Marcou 30 gols e sofreu 27. Pedrinho com 7 gols e Zada com 6 gols são os artilheiros do Vasco. A 4ª vaga definida pelo índice técnico está entre Fluminense e o segundo colocado do grupo C que será disputado. O Fluminense tem 4 pontos, saldo zero e 24 gols marcados. Em 12 jogos realizados no atual Brasileiro, foram marcados 177 gols. A média é de 14,7 gols por jogo. Bruno Reis do Fluminense é o artilheiro da competição até aqui com 15 gols marcados. Veja abaixo a tabela do grupo C. As 2a e 3a rodadas estão confirmadas no ginásio de Carapicuiba, na Grande São Paulo.

31/maio – em Porto Real, RJ
às 20hs30 – São Paulo   x   Cruzeiro
às 21hs45 – Flamengo   x   Grêmio 

02/junho – em Carapicuiba, SP
16hs50 – Cruzeiro   x   Grêmio
17hs50 – São Paulo   x   Flamengo 

03/junho – em Carapicuiba, SP
12hs – São Paulo   x   Grêmio
13hs – Flamengo   x   Cruzeiro

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
31/maio