Alex deixa o Fenerbahçe após 8 anos

1 de outubro de 2012  // 

Terminou nesta segunda feira a história de 8 anos e um mês com o Fenerbahçe. Após uma reunião com o presidente Aziz, O encontro foi necessário após o técnico Aykut Kocaman pedir o afastamento do capitão da equipe sem alegar os motivos. Alex assinou a rescisão de contrato com o clube turco e está livre para assinar com qualquer clube. Seu contrato terminaria em junho do próximo ano. Nos próximos dias Alex vai atender a imprensa turca numa entrevista coletiva. Seu futuro profissional deverá retornar ao futebol brasileiro para a temporada 2013. No Fenerbahçe ficará a história desta trajetória e a estátua inaugurada há 3 semanas na frente do estádio.

Foram 378 jogos desde sua estreia em 14 de agosto de 2004 pelo Fenerbahçe. Logo no seu primeiro jogo ele fez uma assistência na vitória por 2×1 contra o Samsunspor no Sukru Saraçoglu pela Liga Turca. Estádio, competição e clube onde Alex mais jogou na sua trajetória profissional de 12 anos. Foram 6 títulos conquistados pelo Fenerbahçe, sendo 3 Ligas Turcas, duas Supercopas e uma Copa da Turquia. Seu último jogo durou 45 minutos. No último sábado foi substituído pelo técnico Aykut Kocaman no intervalo da partida contra o Kasimpasa no interior da Turquia.  O Kasimpasa marcou dois gols na segunda etapa e venceu por 2×0. Alex não sabia, mas foi a despedida dele.

Neste período Alex jogou 378 partidas no total pelo Fenerbahçe, participou de 228 vitórias, marcou 185 gols e fez 162 assistências. Só no estádio Sukru Saçoglu foram 178 jogos e 103 gols marcados. Na Liga Turca jogou 245 jogos, participou de 161 vitórias, marcou 136 gols e fez 113 assistências. Disputou 4 Ligas dos Campeões. Foram 25 jogos, marcou 5 gols e fez 11 assistências. Ajudou a levar o Fenerbahçe a fase de quartas de final da competição. Melhor colocação de uma equipe turca.  Com estes números, Alex tornou-se o jogador estrangeiro com maior número de jogos e gols do Fenerbahçe e da própria Liga Turca. Na história do clube, Alex é o 8 maior artilheiro. O 7º é Aykut Kocaman com 9 gols a mais. Na Liga Turca, Alex é o segundo maior artilheiro do Fenerbahçe. O recordista é justamente o técnico Aykut Kocaman com 4 gols a mais.  A marca não será atingida, mas a história escrita nestes 8 anos não será apagada.

Acaz Fellegger
Jornalista Mtb 19.426 SP
@felleggeragency
01/outubro