Euro 2008: Scolari espera chegar novamente numa final
6 de junho de 2008 //
A seleção de Portugal embarcou na manhã desta sexta feira, de Neuchatel para Genebra. Distância de 120 km. Antes do último treino da estréia, no estádio de Genebra, o técnico Luiz Felipe Scolari participará de uma conferência de imprensa. Amanhã às 15h45 (Brasília), Portugal estréia contra a Turquia no Euro 2008. A competição atual terá 6 atletas brasileiros. Deco e Pepe em Portugal, Mehmet (Marco) Aurélio na Turquia, Roger na Polônia, Marcos Senna na Espanha e Kevin Kurany na Alemanha. Para Scolari, há 5 anos e meio em Portugal não há novidades. “Vejo isso como normal. Os jogadores saem do Brasil ainda muito jovens. Vão para outros locais e ficam o tempo necessário para uma nacionalização. Portanto, se isso é permitido através de uma situação exigida pelos países, vejo como normal”, comentou.
Luiz Felipe Scolari está disputando as principais competições de seleções do mundo desde 2002, quando foi campeão pelo Brasil na Copa 2002 na Coréia Japão. Disputou o Euro 2004 em Portugal e a Copa 2006 na Alemanha por Portugal. Ele espera um bom nível técnico na competição que será realizada na Suiça Austria. “Nós esperamos uma melhor qualidade, mesmo com as renovações acontecendo em todas as seleções. Algumas muito maiores, e outras menores. Mas sempre esperamos melhor qualidade”. Com 40 vitórias em 70 jogos no comando de Portugal, Luiz Felipe espera novamente chegar aos primeiros lugares. “Portugal sonha em chegar numa final novamente, só que temos sempre aquele formato de trabalho de respeitarmos os adversários, e de passarmos fase a fase. Acreditamos nessa seleção e nos jogadores” falou Scolari.
Portugal está no grupo A ao lado da Turquia, República Tcheca e a anfitriã Suiça. Luiz Felipe já enfrentou duas vezes a Turquia, na Copa 2002. Venceu na primeira fase por 2×1, e na semifinal por 1×0, quando era técnico do Brasil. Como técnico, não enfrentou República Tcheca e a Suiça. “A Turquia é uma seleção que renovou bastante a equipe daquela de 2002. Tem uma equipe com muita qualidade, habilidade, e trabalha bem com a bola. A República Tcheca, já é uma seleção com tradição, bons jogadores, muita experiência, e com o futebol um pouco diferente, com vigor físico. A Suíça é aquela seleção da casa, que também fez uma renovação, que conta com o apoio da torcida e que tem bons jogadores motivados, principalmente para classificar pelo menos na 1 fase”, analisou Scolari. Ouça no site: www.fellegger.com.br
6/junho